quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Gravidez livre de cândida

Fazem 8 semanas que não tenho candidíase e 8 semanas que estou grávida!!!
Estava tentando engravidar desde o início do ano. Me programava para passar a pomada uma semana antes do meu período fértil para poder transar sem dor na semana seguinte. Mas isso não adiantava, passei 9 meses tentando e o meu bebê veio justamente no mês que consegui me curar. Coincidência? Eu acho que não. Acho que a candidíase cronica atrapalha sim a fertilidade da mulher ou a implantação do ovulo fecundado no útero.
De qualquer forma continuo tomando todas as precauções para que a maldita não volte:
- Alimentação sem glúten
- Alimentação com bem pouquinho leite de cabra ou de búfala. Grávidas devem tomar leite para conseguir mais cálcio, porém o leite de vaca possui grande quantidade de caseína que faz mal para a maioria das pessoas, principalmente pra quem tem candidíase cronica. Definição de "bem pouquinho": comprei um queijo pecorino tipo queijo parmesão que está durando 2 semanas na geladeira.
- Dormir de vez em quando sem calcinha
- Só usar saias e vestidos

Atenção!!! Coisas que eu fazia antes que foram cortadas imediatamente quando descobri que estava grávida:
- Tomar óleo de orégano é abortivo!
- Chá de camomila, chá preto e chá de hortelã também não fazem muito bem pro bebê
- Cuidado também com alguns remédio orais contra a cândida: o itraconazol pode causar má formação no feto.
- Comer comida japonesa ou qualquer coisa crua deve ser evitada (eu sei que isso não tem nada a ver com a cândida, mas vale sempre a pena passar a informação adiante)
- Parei também de tomar a vacina. Os médicos dizem que o sistema imunológico das grávidas mudam muito, então a vacina não funcionaria.

De resto está tudo tranquilo.
Livre da cândida e com meu baby a caminho, não poderia estar mais feliz :)

Boa sorte a todas que ainda estão na luta!!!

20 comentários:

  1. Que bom que seu baba está a caminho, e sem candidiase que é melhor.Curta sua gravidez com muito carinhos curta seu esposo também depois dos filhos a vida muda muito, mas pra melhor apesar de todos os transtornos.Eu tive duas gravidezes e engraçado nunca tive nenhuma crise de cândida. A paz interior nesa fase é muito importante pro bebe nascer bem tranquilo, no mais só curtição !

    Beijos e parabéns !

    ResponderExcluir
  2. oi paulinha

    como fiquei feliz de saber que você curou da candidíase, e esta gravida parabéns, depois de tudo que você sofreu. te desejo tudo de bom.
    ainda estou na luta contra a candidíase estou comendo coisas que não pode chegou parente na minha casa ai vc sabe queremos fazer comidas diferente e que piora os sintomas. vou começar tudo de novo cortando alimentos que faz mal.

    felicidades beijossss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oláa!!
    Muito boa essa sua iniciativa de criar esse blog! Ha dois meses atras fui ao gineco e o resultado disse q eu estava com essa maldita! Bom, td certo até ai, pq eu achava q ia passar a pomada e ia ficar td ok! Acontece que, na primeira aplicação(TINIDAZOL), q inclusive, foi antes de eu fazer uma cirurgia p retirar um nodulo do peito, não deu certo, um dia depois do término do tratamento, la vinha o corrimento denovo, a coceira aliviou mas n totalmente. Fiz cirurgi e tive que ficar passando PERMUT eh uma pomada dermatologica, na bula dela tema te dizendo que eh recomendado em casos de candidiase, mas n sei se incluencia na candidiase vaginal ''Permut® (valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol) creme e pomada proporciona ação antiinflamatória, bactericida e fungicida no tratamento de afecções dermatológicas inflamatórias e alérgicas complicadas por bactérias ou fungos, incluindo candidíase. ''
    ... De qualquer forma acho que n influenciado na minha candida! logo depois da cirurgia passei a passar a outra pomada(FENTIZOL) recomendada pela gineco, sendo que fiz uma pausa do permut, pq a minha mastologista disse q n era mais necessario. como da primeira vez, deu alivio na coceira mas o corrimento não cessou... tive que voltar a passar permut por 3 semanas. Ontem fez duas semanas q to passando. Acho q vou passar outro creme vaginal, por conta propia, ate eu ter minha outra consulta com minha outra gineco(troquei) que eh a minha mastologista tb. Mas tomara que isso acabe!!
    Eu fazia academia, tve que parar por causa da cirurgia, n sei se isso tb inflenciou na proliferação do fungos, pq minha alimentação mudou quando sai da academia. mas agora voltei e to me reeducando novamente. to mt preocupada, pq tenho apenas 18 anos e minha mae ta começando a achar que tenho algo mais grave hahaha :( Vamos ver se faz efeito, ja n aguento mais isso. to dormindo sem calcinha e passando ferro nas toalhas tb!
    ps: do nada, mesmo, surgiu uma tosse meio seca... n to gripada nem nada. vc acha que tem alguma relação, paulinha?
    E parabens pela gravidez! Que seu bebê, vc e seu marido sejam repletos de saude e felicidades! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, Obrigada a todas pelo carinho!
      Ale,
      Realmente o antibiótico oral causa um desequilíbrio na flora estomacal e intestinal que pode desencadear o surgimento da cândida. Mas o antibiótico de pomada não sei se tem esse mesmo efeito...
      Acho mais provavel que ele não seja o culpado. Pode ter sido apenas uma baixa imunológica no seu corpo por conta da cirurgia (ou ansiedade).
      Com relação as pomadas, continue tentando outros tipos, existem várias famílias de cândida e cada uma é sensível a um remédio. Já tentou tinidazol com tioconazol (você pode procurar por gynomax, normalmente essa marca é melhor que as genéricas)? Essa costuma resolver 80% dos casos. Ou então a própria nistatina, que foi a que resolveu o meu caso.
      Mas de qualquer forma, se eu fosse você faria uma revisão na alimentação, principalmente por causa do nódulo. Tenta cortar glúten, açúcar e leite por pelo menos 1 mês, vê se você sente alguma diferença. Eu sei que é difícil, mas comece por uma meta pequena de 1 mês e vai observando seu corpo, vê se ele teve alguma melhora com relação a cândida ou com relação a algum outro sintoma que você possa ter (tipo alergias, asma, sono irregular, cansaço, queda de cabelo ou fraqueza de unha).
      Melhoras!!!!
      bjsss
      Paulinha

      Excluir
  5. Paulinha vc sumiu da gente ;( estou louca pra saber notícias suas da sua gravidez não some não , aliás te considero uma amiga talvez afinidade. Se por acaso vc não achar invadida gostaria que vc me adicionasse no seu facebook( se vc tiver é claro) não sei como entrar em contato em sigilo se tiver como lhe mandar uma mensagem em off. Beijos e boa gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, realmente sumi mesmo! Mas esses primeiros meses de gravidez são super cansativos! Sempre que tinha um tempo livre dormia...rsrsrs
      Meu face é https://www.facebook.com/profile.php?id=673866790.
      Agora que já passei do 1º trimestre já estou bem melhor! Vou voltar a aparecer por aqui :)
      bjss

      Excluir
  6. Olá, adorei conhecer seu blog, sou Josy ha 2anos estou tentando engravidar, essas crises de candidiase atrapalha muito. a minha sempre aparece dias antes da ovulaçao. to tentando tirar o acucar da minha alimentaçao, comprei o livro da Sonia Hirsh esta me ajudando na alimentaçao. nao sei o que eu faço sou magra e ja perdir 2quilos. gostaria de saber mais o que vc fez para se Curar dessa maldita. eu e meu marido desejamos muito ter nosso filho.

    ResponderExcluir
  7. Oi Josy, Desculpa demorar tanto pra responder, mas tava viajando sem internet...
    Bom, acho que o primeiro passo e você fazer exames de fezes para detectar se não tem vermes. Como você é magra, eles podem estar sugando todos os nutrientes bons e deixando você fraca e com baixa de imunidade. A segunda dica minha é comer mais carboidratos saudáveis como arroz, inhame e abobora. Tirar o glúten não significa tirar os carboidratos, eles são necessários para você ter mais energia. Eu emagreci apenas 3 kg na dieta da Sonia, e não passava fome nenhuma, sempre que tinha fome comia alguma coisa saudável. Onde você mora? Aqui no Rio tem 2 lojas que eu adoro: Mundo verde e Carioca Zen. Você consegue comprar vários biscoitos sem gluten e lactose para os lanchinhos da tarde. Tente não passar fome.

    ResponderExcluir
  8. Olá Paulinha, muito obrigada por responder. vou voltar na ginecologista, e pedir exame de fezes. pois ela so passa pomadas e antifungos oral que nao resolve, todo mes sinto essa inflamaçao, nao posso comer doce, bolo. acho que meu sistema imunologico esta abalado.
    Fiquei muito feliz por vc ter se curado. e logo engravidar. espero que eu tb ache a soluçao desse problema, e conseguir engravidar, Deus esta no comando.
    UM FELIZ NATAL PRA VC!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Vou seguir suas dicas comer sempre que sentir fome, nao ficar com o estomago vazio. pena que não sou do Rio, sou de Campina Grande-PB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, um bom remédio pra melhorar seu sistema imunológico é o enax. Veja se você consegue comprar sem receita. Além de tomar centrum todos os dias, eu tomava um generico pq o centrum americano é bem caro, mas se puder comprar dizem que é melhor. Fique atenta também nos seus exames de sangue, veja se você tem falta de algum nutriente. O café preto por exemplo diminui a absorção do ferro, então não é bom tomar café preto junto com suco verde ou depois de almoçar (pra mim isso foi bem difícil, adoro café!)
      Eu comecei a cozinhar bem mais depois que comecei a dieta e hoje em dia conheço várias receitas sem glúten e saudáveis. Tente experimentar algumas com o inhame, eu sei que parecem estranhas, mas são boas e você acaba se acostumando. Ah, o inhame é bom pra fertilidade feminina! Hoje em dia já como glutén quase toda semana, não estou mais na dieta rigorosa, mas no começo foi preciso mais de 3 meses com zero glutén pra limpar meu organismo.
      bjsss

      Excluir
  10. Oi Paulinha, vc fez a dieta da Sonia por 3 meses? queria saber o que vc fez para substituir o arroz e feijao no almoço? faz tempo que parei de tomar café, pão, macarrão, nao uso acucar em suco, chá, ´n tomo refri. mas tenho medo de fazer essa dieta radical e ficar muito magra. vou começar a fazer as receitas da sonia com o inhame.
    gosto muito de suco de fruta, mas nao sei se atrapalha quem tem candidiase?
    estou fazendo o uso de Kefir ( alimento probiotico) vc conhece?
    obrigada por responder, suas dicas estao sendo muito importantes para mim.
    Deus abençoe.... saude e paz pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, eu fiz a dieta radical por apenas 1 mês (sem comer arroz, feijão, nem frutas), mas comendo alguns carboidratos como a abobora. Depois passei pra dieta suave, onde minha maior preocupação era não comer o glúten e derivados do leite. Nessa fase já comia frutas a vontade e arroz. As coisas que a Sonia recomenda evitar eu tentava evitar, mas as vezes me liberava uma feijoada (e como consequência dessas escapulidas tinha muita enxaqueca). Essa dieta suave eu segui rigorosamente por 3 meses. Depois de 4 meses meu organismo já estava bastante desintoxicado e por isso comecei a voltar a comer glúten e derivados do leite ocasionalmente. Hoje em dia como normalmente, sem nenhuma privação.
      O suco de fruta atrapalha um pouco a candidíase por causa do excesso de açúcar. Mas sucos de abacaxi, limonada e morango que são frutas de baixo teor calórico é uma ótima pedida. As vezes é melhor também comer a fruta do que fazer o suco. Pois você acaba perdendo alguns nutrientes no suco.
      Um bom substituto pro arroz é a quinoa, que é mais nutritivo.
      Você também pode comer castanhas, nozes e outras oleaginosas que também faz super bem. Lembre-se apenas de mastigar bastante e não comer em excesso.
      Não conheço o Kefir, mas qualquer probiótico ajuda.
      Eu te aconselharia procurar uma nutricionista para te auxiliar na sua dieta. É importante que você não emagreça, pois se já é magra isso pode significar que está deixando seu sistema imunológico mais fraco. Cada corpo é um corpo e temos que respeitar nossos limites.
      Boa sorte e um 2014 cheio de saúde!!!

      Excluir
  11. obrigada.... pra vc tambem um 2014 cheio de saude e felicidades.... bjos....

    ResponderExcluir
  12. Não tem posts mais recentes? sofre com esse problema também!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá, sua dieta que auxilia a ficar livre da Candida é somente não comer nem glúten e nem derivados do leite? Ou VC adicionou ou retirou coisas ao seu cardápio?

    ResponderExcluir