sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Receitas com Inhame: alimento milagroso e muito nutritivo

Depois de ler o livro e blog da Sonia Hirsch e comecei a testar algumas receitas com inhame e descobri um alimento excelente. Além de ter diversos benefícios para a saúde ele é um alimento bem versátil que pode ser usado como base de diversas receitas.

Benefícios do inhame:
- Limpa o sangue
- Fortalece o sistema imunológico
- Previne contra a dengue
- Aumenta a fertilidade feminina e ajuda nos sintomas da menopausa pois contém fitoestrógenos (hormônios vegetais)
- É rico em amido e fibras solúveis o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e as taxas de colesterol sanguíneo
- Ainda é fonte de Betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e ferro

Tipos de inhame:
Existem o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês ou japonês). A folha parece com a taioba, é da mesma família. Ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada (mas eu nunca encontrei, então nunca comi).

As receitas que mais gosto:

Inhame  cru – Para fazer um molho para salada ou pasta de passar em pão (sem glúten) faça da seguinte maneira: rale e tempere com sal marinho, limão e coentro, ou com molho de soja, ou colocando azeite e outros temperos verdinhos (salsa e cebolinha, orégano, tomilho). Também gosto de fazer bolinhos com ele misturando esse ralado com farinha de linhaça e esses mesmo temperinhos e levando ao forno, esse bolinha cresce (mesmo sem fermento) e fica crocante por fora e parecendo um pure por dentro, eu e meu marido adoramos. O inhame cru é muito forte e poderoso. (Se der coceira nas mãos na hora de descascar, passe um pouco de óleo ou lave com água bem salgada.)

Purê de inhame – Depois de cozinhar os inhames na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar. Bem mais nutritivo que purê de batata.

Inhame sauté – Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; esquente manteiga ou azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou outro tempero de sua preferência), uma pitada de sal marinho, mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

Inhame frito – É muito mais gostoso do que batata. Corte em rodelas finas ou palitos, frite em óleo bem quente e deixe escorrer sobre um papel que absorva a gordura.

Bolinhos de inhame – Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, uma pitada de cominho e outra de sal; junte farinha de arroz ou de linhaça para dar liga, pincele com gema de ovo e asse no forno até a superfície secar. Ou frite.

Sorvete de Inhame e Alfarroba - Como essa receita possui mais cuidado, vou passar ela bem certinha:
-  4 inhames japonês médios e cozidos
- 500 ml de leite de coco
- 2/3 de xícara de açúcar ou o seu substituto (se for colocar adoçante, coloque 1/3 de xícara ou menos)
- 1 colher das de sopa de baunilha
- 100 g de alfarroba ralada

Modo de fazer:
- Cozinhe os inhames
- Descasque e amasse e acrescente o leite de coco, açúcar e baunilha e bata na batedeira ou liquidificador
- Leve a geladeira por 3 horas.
- Se tiver sorveteira : Coloque esta mistura na sorveteira e bata por 30 minutos.
- Se não tiver sorveteira vai dar mais trabalho (o que foi o meu caso): Coloque no congelador e de hora em hora tire do congelador e bata para quebrar os cristais de água que vão se formando. Repita esse procedimento umas 4x ou ate você perceber que ele está ganhando consistência de sorvete.
- Nos últimos 5 minutos de funcionamento da sorveteira ou na segunda retirada do congelador, jogue a alfarroba ralada. Ela não vai derreter e vai parecer sorvete de flocos.

Juro que isso fica bom!

Experimentem!

Feliz Natal para todas!
Aproveitem as festas de final de ano para sair da dieta, mas não enfiem o pé na jaca :)
Que o ano que vem venha cheio de saúde e cura para todas nós!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário