segunda-feira, 29 de abril de 2013

Primeiro final da semana da dieta

Esse primeiro final de semana foi difícil. Principalmente no sábado. Mas consegui bravamente segurar a onda, e no domingo fui recompensada com um domingo sem ressaca enquanto meu marido morria de dor de cabeça e embrulho no estomago.

Acho que já consigo ver algum resultado. Com uma semana de dieta meu intestino está começando a ficar educadinho. Todo dia de manhã depois de tomar a linhaça batida com óleo de coco e limão eu vou no banheiro. O único problema disso é que preciso acordar mais cedo...

Com relação a cândida acho que está melhorando também. Ainda estou com corrimento, mas não é aquele característico de candidíase.

Ontem eu fiz um "pão de amêndoas", mas ficou meio sem gosto, quando eu acertar na receita eu coloco ela certinha.

Força para a segunda semana!!!!


quinta-feira, 25 de abril de 2013

A dieta

Essa dieta foi retirada do blog da Sonia Hirsch, Candidíase a Praga. Obrigada Sonia.

1º passo:
Contar açúcares, carboidrato e leite.

2º passo:
Descobrir receitas e coisas gostosas que a gente pode comer. Vou tentar postar o máximo de reeitas gostosas aqui.

3ºpasso:
Seguir a risca a dieta da Sonia. E ter muita força de vontade e pensamento positivo.
Te confesso que pra mim o mais difícil é ter o pensamento positivo :(

**********************************************************
1º dia
Comecei a dieta na 3ª (que foi feriado aqui no Rio):
Desjejum: um copo de linhaça batida com água, limão e óleo de coco. (meio ruim, ainda não me acostumei)
De café: suco de cenoura, beterraba, couve, repolho roxo e gengibre. Meu marido colocou na centrifuga para ele mais uma laranja e uma maçã verde. O suco fica ótimo! É sério! Nessa primeira parte da dieta não vou comer a laranja nem a maçã para reduzir o açúcar. Para completar o café comi ainda um ovo mole com sal. Adoro!

Almoço:  com uma receita maravilhosa do meu chefe favorito Jaime Oliver!!!
Salmão à moda Asiática, Sopa de macarrão (bifum, que não tem glúten) e salada de broto de feijão.

Salmão:
Descasque um pedaço de 2cm de gengibre fresco, 2 dentes de alho e 1 cebola roxa pequena. Pique tudo no liquidificador. Junte 1/2 pimenta vermelha e 1 colher (sopa) de molho de soja. Esprema 2 limões e bata tudo até obter uma pasta. Coloque num prato de cerâmica os filés de peixe, adicione um fio de azeite, sal, pimenta de reino e a pasta que você acabou de fazer no liquidificador. Asse por 20 min ou até ficarem cozidos num forno a 250°.
Salada:
Fatie coentro a coloque dentro de uma tigela com broto de feijão.
Embrulhe castanhas de caju em um pano e bata para que elas fiquem trituradas, passe para uma frigideira já quente e adicione um fio de azeite. mexa e deixe torrar. Mexa de vez em quando para não queimar.
Quando elas estiverem prontas (se não estiver fazendo a dieta rigorosa) adicione um fio de mel.
Fatie uma manga e acrescente a salada junto com as castanhas caramelizadas (ou não). Tempere com molho de soja, azeite, oleo de gergelim e suco de 1 limão.
Sopa:
Leve uma panela grande al fogo médio. Fatie 4 cebolinhas verdes e coloque na panela com azeite. Fatie 1 pimenta vermelha e adicione. Esmague por cima 2 dentes de alho com casca. Descasque e rale 2cm de gengibre. Despeje 900ml de caldo de calinha (eu tinha um caldo de casca de camarão e utilizei ele) e acrescente 200g de ervilha-torta. Aumente o fogo e deixe ferver. Adicione o bifum apenas no final, quando já estiver pronto.

Jantar: Stacktartar com várias ervas e uma gema de ovo cru por cima. Amo!!!
Fui dormir satisfeita nesse primeiro dia.


**********************************************************
2º dia
Mesmo desjejum e café do primeiro dia.
Almoço: Salada do Fillet e Folhas.
Lanche da tarde: Uma banana (eu sei que não pode, mas estou começando aos poucos)
Jantar: Sopa de abóbora vermífuga da Susana Ayres
4 xícaras de abóbora japonesa com casca (a minha não era abobora japonesa e por isso eu tirei a casaca, não sei se fiz bem...)
1 colher (sopa) de tomilho (eu usei coentro que tinha fresco em casa)
4 dentes de alho (poderia até colocar mais)
6 cravos da india (esse ingrediente deu um toque especial. Amei!)
Sal, azeite e agua.
Cozinhar tudo e bater do liquidificador. O meu ficou simplesmente maravilhoso!!!!!


**********************************************************
3º dia
Acordei 6h da manhã com muita cólica (menstruais) e levantei pra tomar um remédio. Aproveitei pra já tomar o chá de chicória que tinha feito no dia anterior e estava em temperatura ambiente. Tomei 400ml do chá e o remédio e voltei pra cama. As 8h levantei e fui pro banheiro com uma dor de barriga horrível. Não sei se foi por causa da cólica ou por causa do chá. Depois entrei no banho e senti que ia desmaiar, desliguei a água, peguei a toalha e sentei na privada. Não tinha força nenhuma pra me secar, apenas uma ânsia de vomito horrível. Me arrastei até a cama e quando deitei já estava tudo preto, estava suando frio e só conseguia rezar pra tudo aquilo melhorar. Não sei quanto tempo fiquei deitada, mas aos poucos fui melhorando. Consegui me secar e colocar uma roupa, mas voltei pra cama porque ainda estava me sentindo muito fraca. Só consegui levantar por volta das 10h. E fui tomar café, o mesmo de ontem. Liguei pro trabalho e avisei que ia trabalhar de casa. Aos poucos a cólica foi passando e eu fui melhorando.

Antes do almoço tomei uma colherada de oleo de coco. Já que desjejum eu tomei o chá de chicória.

No almoço já tava bem melhor e fiz um saladão com alface, broto de feijão, cogumelos paris (cru), espinafre (cru), salsinha, frango grelhado. Tudo isso com molho de soja e oleo de gergelim.

De lanche comi umas amendoas (40g)

Jantar: Sopa de abobora do dia anteior

Até agora não estou passando fome. Uhul!!!








Minha história com a cândida


A candidíase me persegue por mais de um ano agora, e resolvi escrever sobre ela como forma de terapia para mim e para tentar ajudar outras pessoas que possam sofrer do mesmo mal.

Tudo começou a ficar pior pouco antes do meu casamento (final de 2011), comecei a ter vários corrimentos e incômodos no momento de ter relação sexual. Mas eu achei que fosse porque eu estava ansiosa e depois que casasse tudo isso iria melhorar. Lembro-me bem de rezar pedindo a Deus que tudo estivesse ok na minha noite de núpcias.

Até meados de maio de 2012, a minha candidíase era apenas de repetição, aquela que vem a cada 2 meses e sempre perto da menstruação. Nesse momento de vida meu tormento era meu estomago, tinha crises horríveis, uma sensação de que a digestão não era feita. Muitos e muitos gases (que saiam por cima e por baixo), minha barriga ficava constantemente inchada. Desde o casamento estava tentando diminuir o glúten e o leite. Mas como eu não via muita relação nisso, não fazia essa dieta muito empenhada.

A história de cortar o glúten e o leite veio do meu primo médico, um médico super conceituado.  Mas pra mim ele era natureba de mais e muito radical. Mas na intenção de melhorar meu estomago e digestão eu diminui o consumo desses dois ‘inimigos’. Passei a comprar pão sem glúten, comer pastinha de soja, e de vez em quando comer um iogurte sem lactose (porque eu achava que o problema do leite era a lactose, mas hj eu sei que o problema do leite é a sua proteína caseína que não é muito bem digerida pelo ser humano).
Isso realmente ajudou um pouco meu estomago e intestino, mas não o suficiente que valesse a pena o sacrifício de não tomar uma cervejinha e nem comer uma pizza. Na verdade minha alimentação sempre foi muito correta, sempre comi muita salada, legumes e verduras. Mas eu sou amante de uma boa culinária. Adoro massas, queijos, vinho, cerveja, tudo da melhor qualidade, se for de marca vagabunda ou comida mal feita prefiro não gastar minhas calorias.

Bem, a partir de junho de 2012 a cândida veio (no meio da minha lua de mel atrasada) e nunca mais foi embora. Passava pomada atrás de pomada, fiz tratamento com fluconazol, com violeta genciana e nada resolvia. Os cremes aliviavam e 2 dias depois que eu parava de passar, lá estava ela de novo. Comecei então a fazer acupuntura e yoga, acho que estava nervosa de mais, meio estressada com o trabalho (trabalho com o mercado financeiro) e isso estava atrapalhando minha imunidade. Eu me sentia cansada e sem energia para nada, chorava todas as vezes que um tratamento não dava certo. Estava ficando cada vez mais deprimida, sem vontade de fazer nada, o pacote semestral da academia estava sendo jogado fora...

Foi nos meses seguintes que descobri que tinha hipotireoidismo. Fiquei feliz da vida, provavelmente a cândida vinha por causa disso, e é muito fácil tratar o hipotireoidismo, basta tomas os hormônios certos todos os dias de manhã e pronto. Com os hormônios tudo iria se regular, eu não iria mais ficar doente TODOS os meses (isso mesmo, todo mês eu pegava uma gripe e ficava 1 semana de cama, o pessoal do trabalho já tava achando que era brincadeira minha...). Eu só tinha que ser paciente, esperar os hormônios se regularem.

Lá pra setembro de 2012, a maldita ainda me perseguia e os hormônios já estavam todos certinhos. Decidi então me consultar de verdade com meu primo. Peguei um avião e fui pra SP. Ele me deu um esporro por estar ainda comendo glúten e leite. Me explicou que a fonte de todos os meus problemas estavam no meu intestino que deveria estar infectado de amebas, protozoários e outros bichinhos que fazem mal. Me pediu um exame de fezes carézimo pra mandar pros EUA. Me recomendou fazer enemas 3 vezes por semana. Quem tá na chuva é pra se molhar. Fiz o exame e os enemas (apenas 1 vez por semana). O resultado do exame saiu um mês depois e de fato deu vários bichinhos inconveniente. Ele me passou 1 anti-fungicos (também carezézimo) pra matar esses bichinhos e o Annita (pra matar os protozoários). Remédio manipulado:
ANTI-FÚNGICO - 1
Anfotericina B ……………………………………. 100 mg
Olive Leaf (extrato seco)  ………………………. 375 mg
Uva-ursi (extrato seco) ……………………..…. 150 mg

A partir de novembro comecei a tomar esse médio. Nesse momento já não estava mais fazendo os enemas.  Minha digestão e estomago ficaram uma maravilha!!!! Esse anti-fúngico foi perfeito.  Nunca mais tive problemas de digestão, nem aquela sensação de inchaço, os gases desapareceram, e passei a ir no banheiro quase todos os dias. Mas a maldita ainda estava lá.

Esse médico de SP pediu para eu voltar no consultório dele para fazer seções de hidrocolonterapia, é uma máquina que limpa seu intestino. Fiquei morrendo de medo disso e nunca mais liguei pra ele. Com relação ao glúten e leite, comia com parcimônia, mas comia... Eu já não aguentava mais me sacrificar e fazer um monte de tratamento que não funcionava.

Continuei procurando outros ginecologistas, pois a minha antiga tinha desistido de mim. É sério, palavras dela. Eu estava começando a achar que tinha outra coisa que não era a cândida, pois a essa altura ela já não estava mais esbranquiçada e sim amarelo acinzentada. Acho que desde de julho eu já não usava mais calça, só saia e vestido, nem meia calça, só a 7/8. Trocava de calcinha 3 vezes por dia, mas não usava absorvente nenhum. Eu seguia todas as recomendações para evitar cândida e ela persistia.

Quando o ano virou e veio 2012, minha esperança se renovou, decidi abolir a camisinha, talvez isso tudo fosse alergia ao látex. Se ficasse grávida tava tudo certo, seria super bem vindo.

O meu novo ginecologista me passou mais uma bomba de remédios: lavagem com flogo-rosa, enax pra me fortalecer e óvulos de albocresil. O óvulo só piorou, então nem completei a segunda semana.

Resolvi procurar uma fitoterapeuta. Já fazia acupuntura 1 vez por semana desde julho. Bem, comecei a tomar os remédios e nada de melhorar, coitada, a médica não acreditou quando voltei lá depois de 3 meses e falei que não tinha melhorado nada...

O meu ginecologista me pediu para fazer uma colposcopia para ver se não tinha nada de errado ou mais grave. Ainda não saiu o resultado da biópsia, mas a médica que fez não viu nada de estranho fora a cândida.

Agora eu comecei uma nova dieta. Comprei um livro chamado “Candidíase, a praga” de Sonia Hirsch. Ela diz, assim como meu primo médico, que a origem da cândida vem do intestino e se a gente não comer direito ela vai voltar sempre. Estou dando uma chance a esse novo tratamento. Vai ser o mais sacrificante, espero que valha a pena. Meu próximo post vai ser sobre essa nova dieta.
Espero que gostem do blog e que achem informações valiosas, ou se não, que saibam que existem muitas outras mulheres no mundo que sofrem desse mal.