quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Receita de Bolo sem glutén

Esse bolo é super rápido de fazer e fica uma delícia.

Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha sem gluten da amina (ou 1 xic de farinha de arroz + 1/3 de fecula de batata + 1/3 de fecula de mandioca + 1/3 de amido de milho)
- 1 colher de chá de CMC
- 2 colheres de chá de fermento químico para bolos
- 1/2 colher de chá de sal
- 2/3 de xícara de suco de laranja ou suco de limão siciliano (escolha o sabor do seu bolo)
- 3/4 de xícara de óleo
- 1 xícara de açúcar
- 3 ovos
- 1/2 xícara de suco de laranja (ou limão) e 3 colheres de açúcar para calda.

Modo de fazer:
1 - Unte de enfarinhe a forma

2 - Pre-aqueça o forno a 180º (no meu tem que ser a 200º pq ele é meio lerdo)

3 - Misture todos os ingredientes secos menos o açúcar.

4 - Bata os ovos com o açúcar em velocidade alta até formar um creme volumoso e claro

5 - Adicione o óleo e continue batendo

6 - Adicione as farinhas em velocidade baixa

7 - Por ultimo adicione o suco de laranja ou limão.

8 - Transfira a massa pra assadeira e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até enfiar o palito e ele sair limpo.

9 - Pra fazer a calda basta levar o suco com o açúcar no fogo e esperar reduzir um pouco. Cuidado para o açúcar não queimar e virar caramelo.

10 - Ao retirar do forno regue com a calda.

10 comentários:

  1. Paulinha, acompanhei sua história e ela me deu força para tentar a dieta. Queria saber se depois desse tempo a sua melhora permaneceu? Ainda está controlando a alimentação ou a vida já pode ser um pouco mais doce? : )

    Obrigada!
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, que bom que minha história te ajudou, esse é o objetivo do blog.
      A dieta melhorou muitas coisas da minha vida, mas a cândica só foi embora por completo quando engravidei. Acho que eu tinha algum desequilíbrio hormonal que a gravidez regulou. Mas como a dieta melhorou tanto minha qualidade de vida eu incorporei muito dela no meu dia a dia e hoje vivo muito bem com isso. Por exemplo, não me privo de comer doces se estou em uma festa, mas em casa tento fazer sempre receitas sem gluten, sem leite e com açucar mascavo em vez do refinado. O gluten é muito fácil de retirar da dieta, hoje em dia existem muitos substitutos de massas e paes. O leite é mais difícil pois adoro queijos e iogurtes, então tento maneirar um pouco. Dia 01/09 fez um ano livre de candidíase! Então eu recomendo a dieta!
      Boa sorte

      Excluir
  2. Olá Paula, queria falar com você por email, como faço? É um assunto bem pessoal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, pode me mandar email pra
      paulinha.vilela@gmail.com

      Excluir
  3. Paula te enviei um email no Gmail. . Preciso de vc. Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Paula, gostaria de te enviar um e-mail, sofro muito com a cândida na minha vida e gostaria de contactar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirna... também estou tentando entrar em contato com a Paula, pois sofri muuuuuito tempo com a cândida e recentemente descobri que não era cândida. Tenho certeza que meu caso vai ajudar muitas outras mulheres e gostaria que a Paula divulgasse aqui no Blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom, talvez a Paula não acesse mais esse blog, então vou contar minha história aqui e nos outros posts, para que mais mulheres possam ver.

      Para dúvidas meu email é rubiablu@gmail.com

      Há alguns anos eu comecei com todos os sintomas de cândida, aqueles velhos conhecidos: coceira, irritação, ardência, queimação, etc. Ao longo de 2 anos fui em 5 ginecologistas, mas apesar dos meus exames darem negativo para cândida e outras possíveis patologias que poderiam desencadear os mesmos sintomas, os médicos falavam em exames "falso-negativo". Com esses 5 ginecologistas fiz todos os tratamentos que vocês podem imaginar. TUDO que existe no mercado para cândida, eu tentei. TODOS os tratamentos caseiros, eu tentei. NADA funcionava.

      Na minha região havia um ginecologista meio famoso por "tratar casos complicados", mas era bem difícil conseguir consulta com ele. A procura era tanta, que era comum você ligar e a secretária dizer que ele não podia agendar pacientes novas. Até que um dia, eu tive a sorte de conhecer um amigo de um amigo dele. Implorei que ele pedisse ao amigo doutor para me atender. Deu certo!

      Chegando lá contei toda a minha história e antes mesmo dele me examinar, ele disse: "Seu problema nunca foi cândidíase. Isso é atrofia vaginal. Vou só pedir um exame para confirmar, mas tenho certeza que é isso."

      Dito e feito! Fiz o exame e eu estava com o estrógeno baixo, o que causa a chamada atrofia vaginal, que traz sintomas semelhantes ao da cândidíase e que também podem ou não estar acompanhadas de dores mais profundas durante e após a relação sexual.

      Ele me receitou a aplicação de um medicamento chamado COLPOTROFINE, que são óvulos. (Tem também em creme, mas em óvulo é mais prático de aplicar). Um óvulo por semana, durante 6 meses. Mas no primeiro mês eu já estava nova. Sem dor nenhuma, sem sintoma nenhum, com a minha vida de volta ao normal.

      Fiquei bastante chateada com os outros ginecologistas por eles não terem pensado nessa possibilidade. Eu sofri horrores, fiz milhares de exames, tomei milhares de medicamentos, gastei um monte de dinheiro e tempo, e era algo tão simples de resolver.

      A baixa do estrógeno é algo que acontece com a menopausa, então imagino que é por isso que os médicos não pensem nessa hipótese quando se trata de uma mulher jovem, como é o meu caso. Entretanto, não é incomum esse hormônio ter queda mesmo em mulheres jovens. Alguns fatores podem levar a isso. Por exemplo, O USO DE PÍLULA ANTICONCEPCIONAL, (foi esse o meu caso. Parei a pílula.); alguns tratamentos para câncer (que induzem a menopausa), situações graves de stress e até mesmo alguns tipos de alimentos quando ingeridos em excesso.

      A atrofia vaginal nem sempre vai trazer todos os sintomas de candidíase, às vezes as mulheres podem sentir apenas dores durante as relações sexuais e mais nada, por exemplo. Mas é comum ela trazer os sintomas de coceira, ardência, queimação, etc, pois a baixa do hormônio faz com que a pele da região genital vá se afinando. Com o afinamento, ela resseca, perde a lubrificação, fica mais vulnerável a proliferação de "bichinhos", e pode até ocorrer fissuras que sangram, que foi o meu caso.

      Meninas, durante a minha saga para resolver o meu problema que eu e 5 ginecologistas achávamos que era cândida, li muitos depoimentos de mulheres que sofrem disso há muitos anos. Meninas, abram os olhos de deus médicos. Peçam um exame de dosagem hormonal e não se automediquem. Eu estou torcendo para que assim como eu, vocês tenham um final feliz.

      Excluir
  5. Os médicos disseram que tenho candidiase.Me passaram antimicoticos,melhorava mas voltava.Descobri que a glicose nos alimentos desencadeava as crises,estou vivendo de dieta radical.Alguem ja ficou curada?Será que é meu imunológico ou hormonios?Me chamo Silvio

    ResponderExcluir