quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Receita de Pão sem Gluten Nutritivo

Estava para postar uma receita de pão sem gluten, mas estava testando várias para escolher a melhor.
A ficou melhor e que eu tenho feito toda semana foi essa, tirada e adaptada do blog "Cozinha sem glúten e sem leite" da Claudia Marcelino.

O bom dessa receita é que ela é super nutritiva pois tem vários grãos e tipos de farinha. Mas caso você não encontre todos, fique tranquila, testa com o que você tiver em casa.

Pão Nutritivo:

- 1 e 1/5 xícara de farinha sem gluten - Eu compro a farinha sem gluten da Amina, mas se você não tiver, pode ser farinha de arroz que o resultado é quase igual. A farinha da Amina deixa mais fofo.
- 2 colheres de sopa de polvilho doce (na receita original ela coloca 1 xícara inteira, mas eu acho que fica muito duro)
- 2 colheres de chá de CMC (vende na casa Pedro, funciona como um espessante, pra deixar a massa mais fofa e não tão dura e farelenta)
- 1 colher de chá de gelatina incolor e sem sabor (a gelatina dá liga)
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de açúcar (ou meia de adoçante)
- 1 colher de chá de sal
- 3 colheres de sopa de gergelim
- 1 colher de sopa de chia
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça + 6 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de linhaça dourada
- 1 colher de sopa de amaranto
- 2 ovos
- 3 colheres de sopa de óleo
- 100 ml de leite de coco (ou água morna)

Modo de fazer:
 1 - Misture a farinha de linhaça na água (proporção 1 pra 3 - 2 cs de farinha pra 6 de água) e misture para a farinha ir inchando e criando aquela papa

2 - Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha

3 - Misture os ovos com o óleo

4 - Coloque a mistura dos ovos e óleo sobre os ingredientes secos. Adicione a farinha de linhaça (que a essa altura já deve estar babenta). Adicione o leite de coco. Bata na batedeira em velocidade minima pra misturar e depois aumente a velocidade e bata por 3 minutos.

5 - Unte e enfarinhe a forma

6 - Transfira a massa pra forma e deixe o pão crescer em local fechado e abafado. Aqui no Rio de Janeiro isso leva menos de 1h, mas se vc mora em um lugar mais frio, espere até a massa dobrar de tamanho.

7 - Pre-aqueça o forno a 230º

8 - Asse o pão por 30 minutos.



2 comentários:

  1. Como vc está hj Paula? Estou tratando a candidiase com a dieta da Sônia! Entre 24 e 48 horas consigo suspender os sintomas só com a dieta! A luta agora é me manter nela, mas vou persistir e completar um ciclo de 2 meses. Sofrimento muito maior é conviver com essa praga! Gostaria de saber como vc está?

    ResponderExcluir
  2. Buenas! Só quero agradecer por teres dividido tua experiência com os internautas. Não como glútem há dois anos, só escapadas, e meu intestino solto por causa da doença de crohn melhorou muito. Também não uso leite e derivados. Valeu!

    ResponderExcluir